sábado, 5 de fevereiro de 2011

Saiba como fazer um backups do seu banco de dados mysql via phpmyadmin

Quem possui um blog ou site que utiliza algum sistema de CMS como o WordPress ou Joomla.Obrigatóriamente possui um banco de dados, e na maioria das vezes este é um banco de dados MySQL.


O phpMyAdmin, software desenvolvido totalmente em PHP, permite o total gerenciamento de seus bancos de dados. Permite a execução de comandos e as mais diversas operações com seu banco de dados MySQL, incluindo a exportação dos backups. Isto mesmo: você pode fazer os backups do banco de dados MySQL de seu blog ou site através deste aplicativo fantástico.

Funciona mais o menos assim, acedendo o phpMyAdmin, você se deparará com a lista de seus bancos de dados, à esquerda:



Clique sobre o nome do banco de dados que deseja exportar e todas as tabelas contidas no mesmo serão exibidas à direita. Feito isto, na parte inferior, clique na opção “marcar todos”, para selecionar todas as tabelas, e no menu dropdown localizado logo à direita, selecione a opção “Reparar tabela” (1). Aguarde a realização do procedimento, e repita o mesmo, porém, desta vez selecionando a opção “Otimizar tabela” (2), no menu dropdown.

Estes procedimentos eliminam problemas, sobrecargas e otimizam todas as suas tabelas. Em seguida, utilize o botão “Exportar (export)”, localizado na parte superior da tela. Clique nele.



Na próxima tela, no grupo de opções “exportar”, clique em “Selecionar todos” e também na opção “SQL”. No grupo de opções “Estrutura”, marque as seguintes opções:
  • Adicionar DROP TABLE / VIEW / PROCEDURE / FUNCTION;
  • Adicionar IF NOT EXISTS;
  • Adicionar valor AUTO_INCREMENT;
  • Usar aspas simples nos nomes de tabelas e campos.

No grupo de opções “Dados”, marque as seguintes opções:
  • Inserções completas;
  • Inserções extendidas;
  • Usar hexadecimal para BLOB.

Abaixo segue o esquema:



 A seguir marque as opções “Enviado” e também a opção “compactado com gzip”. E para finalizar, clique no botão “Executar”, para que o backup seja gerado, compactado e oferecido para download. Não se esqueça: faça backups frequentes e guarde-os em locais de armazenamento seguros, de preferência guardando sempre mais de uma cópia, em locais diferentes.

0 comentários:

Enviar um comentário